segunda-feira, 1 de setembro de 2014

A bondade que chega ao próximo.


"A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à Tua presença, mas aos santos que estão na terra, e aos ilustres em quem está todo o meu prazer."
Salmos. 16:2-3


A Bondade que chega ao próximo.

"Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio. A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à tua presença, mas aos santos que estão na terra, e aos ilustres em quem está todo o meu prazer." Excelentíssimo Salmo de Davi 16:1-3 

Em Paralelo à este Salmo é recordável uma indagação de um certo doutor da Lei à Cristo. Esta pergunta foi: Mestre, que farei eu para herdar a Vida Eterna? Jesus lhe respondeu: O que está escrito na Lei? Como tu lês? O doutor lhe respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a sua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento; e o teu próximo como a ti mesmo. Jesus o respondeu: Respondestes bem; faça isso, e viverás. Porém o doutor da Lei ainda querendo justificar-se disse a Jesus: E quem é o meu próximo? E Jesus lhe contou a popular parábola da excelente bondade do bom Samaritano. Você leitor do Água para Vida poderá ler a Parábola completa em Lucas 10:25-37, um dia a abordarei novamente neste blog. Por fim Jesus lhe perguntou: Quem acreditas que foi o próximo daquele que caiu na mão dos salteadores? O doutor da Lei lhe respondeu: Aquele que o alcançou com misericórdia. Jesus respondeu: Vá-te e faça o mesmo.

Tu agora me pergunta: O que tem esta história narrada em Lucas 10:25-37 com o Salmo 16:1-3?? Lhe respondo: Tudo.
No Salmo 16 é narrado exatamente o modo a qual deve ser pautada a nossa vida para que venhamos ter a Vida Eterna, segundo Cristo, ou a mesma resposta que Jesus deu pela Parábola ao doutor da Lei!
Primeiro o Salmista diz: Guarda-me, ó Deus! Porque em Ti Confio! Ele pede para que o Senhor, o Eterno, venha guarda-lo! Porque ele Confia completamente Nele! Ou seja, o salmista está pedindo para o Pai guardar completamente sua Vida! Confia que o Pai o protege e não o lança fora. Podemos observar a afirmação anterior no Verso 10 do mesmo Salmo: Pois não deixará a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Me fará ver a o caminho para a Vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delicias perpetuamente. Ou seja, o Salmista tinha a certeza de sua salvação completamente no Senhor! E tendo sua confiança completamente no Senhor tem o seu coração também Nele! Portanto Davi diz: A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à Tua presença, e prossegue: mas aos santos que estão na terra, e aos ilustres em quem está todo o meu prazer. Ou seja, Ele confia completamente no Senhor! Ama-o de todo o coração, de toda a sua alma, de toda sua força e entendimento! E ao Seu próximo como à Ele mesmo! Fazendo com que a Bondade, que não chega ao Senhor, chegasse aos seus próximos que estão na terra. Que próximos são estes você me pergunta: São todos aqueles que foram salteados e tem sua Vida completamente roubada e destruída! Aqueles que não tem, aparentemente, nenhuma chance de ter a Vida! Estes são os seus próximos! Aquele que necessita de pão e de água! Eventualmente seja Pão físico eventualmente é o Pão espiritual. Talvez seja Água realmente física. Ou ás vezes é a única Água que dará a Vida Eterna, água esta que quando este pobre e miserável beber nunca mais terá sede e brotará Nele também um manancial de Águas Vivas!


Meu nome é Abraão Pereira e este foi o Água Para Vida de Hoje! Postagens novas toda Segunda, Quarta e Sábado. Fique na Graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Siga em Paz para Com todos e Santifique-se. 
Ah não esqueça de ler a Bíblia hoje. Só ela nos Purifica! Faça dela seu banho diário.